sexta-feira, 30 de março de 2012

O Viajante


Era uma daquelas noites gélidas de Inverno,chovia copiosamente. Pelas ruas, lamacentas um cavaleiro seguia montado no seu cavalo, coberto pelas suas vestes pesadas de tanta água suportarem, viajava como o fazia sempre, por não conhecer outro modo de Vida, optara talvez porque assim fosse, ninguém sabia porquê. Não lhe era conhecida morada certa, ou família a que pertencesse, amigos com quem estabelecesse contactos, ou sequer fora visto a conversar com alguém.
Dizia-se por aqueles lados onde normalmente era visto a pernoitar, que era um eterno viajante.
Desconhecida a sua origem ou nacionalidade, tão pouco se sabia a sua idade,o seu nome ou as suas intenções na terra, por onde se movimentava, subsistindo. Comentavam os mais velhos, a medo até, tratar-se de um ladrão que roubava aos ricos jóias,ouro,pratas e todos os metais preciosos que conseguia e que depois os escondia numa gruta, algures na serra que escondia a pequena aldeia gasta pelas décadas de isolamento. Não se sabe porém a origem desta história, nem ninguém se atrevia a contá-la em voz alta, tal era o pavor da temida figura .Os poucos que aqui viviam não ousavam sequer,questionar acontecimentos tão habituais como este, haviam-se habituado à presença assídua deste “pesquisador de jóias” como  respeitosamente alguns o apelidavam, por precaução.Comentava-se,que já lhe haviam sido vistos objectos valiosos, numa mochila que sempre transportava.Mas, a noite de que vos falo, viria a ser uma noite diferente, não pela sua temperatura invernal e por isso austera,a um homem,que deambulava pela rua escura e tumultuada pela intempérie, não... a isso este homem já se havia acostumado à muito, mas sim, por ser uma noite de Dezembro mas não uma noite entre tantas deste mês…esta era uma noite especial…Era a noite de Natal.
Como já era habitual e conhecido à muito,este estranho homem viajava, mas nesta noite em particular,fazia-o em busca de algo novo algo, que nem ele mesmo entendia,sentia-se evadido por uma sensação diferente, sentia frio,fome,sede e tristeza  e dor...como há muito, muito tempo, deixara de conseguir sentir. Voltara a sentir-se a perceber o seu corpo e os seus sentimentos.
Deixou-se emocionar, como à muito não o fazia, recordou a mãe, afastando dele a lembrança do dia, em que ela sucumbira na sua frente, num choro fraco e sofrido…sentindo a dor de o deixar sozinho no Mundo,sem família com apenas doze anos de idade.O pai,esse já os havia deixado à muito, nunca lhe havia sido contada a razão.No entanto,no seu raciocínio de menino,sempre havia concluído a seu jeito, que o pai saíra em viagem em busca de uma vida melhor, diferente da que ostentavam no velho casebre onde nascera, que desmoronava á beira do rio, onde a sua mãe lavava insistentemente as suas roupas gastas e surradas pelo tempo. Na sua frente, conseguiu ver o prato de sopa fumegante,que a mãe preparava no velho fogão a lenha,sentiu o cheiro do pão quentinho que ela cozia no velho forno de pedra quando o moleiro lá passava e lhe deixava umas sobras de farinha, sabendo das suas necessidades extremas e da doença que à muito a condenara, a deixar o seu único filho sozinho e entregue á sua própria sorte. Á memória,veio-lhe ainda o Natal e as histórias que a sua mãe lhe contara, de natais que vivera em menina e a  dor que sentia, por nunca lhos ter conseguido proporcionar, como a ela o haviam feito em criança, quando vivia com os seus avós,que deixara por Amor de um jovem e charmoso viajante. Sua mãe guardava religiosamente, de um desses natais, uma relíquia composta por um copo, um prato e um talher em prata que lhe confiou, fazendo-o prometer jamais se afastar deste “tesouro” em qualquer circunstância…assumiria o compromisso de o guardar e de apenas o usar numa ocasião única e inadiável.,especial.Assim o fizera… anos a fio, numa velha mochila de couro que o seu pai deixara para trás quando partiu…em viagem.
Nesta noite de Natal, parou…interrompeu o caminho, prendeu o cavalo a uma árvore e cansou-se de estar só, de ser o ladrão que todos imaginavam,ou o temido homem de quem todos se escondiam.
Acercou-se de uma velha casa…bateu á porta levemente…a porta abriu-se e surgiu uma mulher simples, ainda nova de olhos lindos mas tristes, pobremente vestida mas incrivelmente bonita e dócil que o convidou a entrar…admirado fê-lo a medo, mas sorriu… e ela confiou no sorriso que lhe esboçava, retribuindo. Olharam em volta na tentativa de descobrirem o que lhes estava a acontecer…que atitude tomar…o que podiam fazer por eles e de que forma se poderiam ajudar, naquele Natal e nos próximos talvez...
A magia estava no ar.Os dois perceberam que esta peculiar situação de anormal nada tinha e que nada acontecia por acaso…ele tirou da mochila o seu tesouro copo,prato e talher de prata e colocou sobre a pequena mesa onde fumegava uma sopa quentinha e apelativa que ela servira…O olhar dela convidava-o a ficar e ele ia aceitar certamente,cansado que estava da longa viagem para que fora empurrado à muito.Ela,detestava a solidão em que vivia e a mentira que conhecia mas lhe era indiferente e acreditou.

Nos dias que se seguiram, meses e anos ninguém percebeu que a estranha figura desaparecera…ninguém comentou…ninguém se importou…Alheia a Vida aconteceu.
Os anos passaram e natais aconteceram…e no terraço da velha casa, agora repintada e repleta de Vida brincam ,duas crianças lindas…

Numa enorme pedra vigilantes sentam-se os pais.
Ele, já não viaja como habitualmente e ela... tem bondade,esperança e magia no olhar.



7 comentários:

  1. Gostei muito desta historia que nos remete para tempos passados onde as crenças e as noções de vida e estado social eram diferentes.Parabéns pela versatilidade.Sandra Faleiro

    ResponderEliminar
  2. Lindo conto de vida, realidades seculares, família e Amor. Humberto

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Carlinda,
    Bela história passada num tempo já ido e que traz saudades de épocas distantes.
    Você escreve muito bem. Parabéns, amiga! Adorei!
    Um ótimo final de semana.
    Grande beijo,
    Maria Paraguassu,

    ResponderEliminar
  4. Wow! Adorei o texto! Escreves de uma maneira tão simples mas tão singular!
    Sigo minha linda
    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Que história tão bonita Carlinda. Gostei muito de ler:) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Depois de alguns dias sem poder visitar o site, hoje, deparo-me com esta história de uma beleza imensa. Amiga, a tua imaginação não tem limites. Nunca deixes que tos imponham.. bj.grande MJ

    ResponderEliminar
  7. Mais um maravilhoso "conto da história" é incrível como com tanta simplicidade consegues transmitir a ideia de que a vida é tão simples nós é que a complicamos.
    Adoreiiiiiiiiiiii
    Nunca deixes de compartilhar as tuas belas palavras
    Obrigado amiga bjs

    ResponderEliminar