segunda-feira, 26 de março de 2012

Eu e a estrela de mim... imperfeita

Eu sou assim. Difícil de entender de ajudar, de descompilar.
Compilada durante anos largos, em frases guardadas num caderno gasto pelo tempo e pela mudança. Lágrimas, gargalhadas e frases escolhidas ao acaso,de mim e por mim.Memórias guardadas com letras ao acaso da razão e da emoção.
A grande “chatice” é que eu sou assim mesmo, uma confusão de emoções de vivências e de dúvidas certas. Para mim cada dia amanhece igual, repleto de uma alegria imensa mas sempre com uma certa tristeza no olhar e nas atitudes, disfarçadas por brincadeiras e sorrisos,que me confundem os gestos e as decisões inadiáveis. Reconheço que tenho muito para me realizar. Mas,já perdi tantas coisas arrancadas com força demais para uma mulher só. De vez em quando,a tristeza bate-me com a varinha da fada má e desespera-me a fragilidade. Eu sei que aparento ser comedida, que pareço agir por paixão e que é péssimo explodir com raiva, mas há dias em que tudo o que me apetece é descontrolar o rumo dos acontecimentos e deixar de ser racional. A realidade é que sou mais forte do que se imagina e suporto mais do que alguma vez imaginei, transformando-me sem merecer e aniquilando,o coração que bate cá dentro e ama intensamente sem respirar os momentos.Já mudei tanto por pouca coisa e fiquei imóvel por outras,em que devia ter gritado ao Mundo “basta”.Nunca mudei de rumo,por medo de ferir susceptibilidades,nunca assumi factos para não magoar quem não merecia e magoei-me porém,com esta atitude e muito.Imenso...em demasia. Quem merecia e merece a mudança, continua impávido e sereno ao sabor de ontem,de hoje e à espera do amanhã. Passo dias a fio mostrando ser um anjo, no fundo sou um diabo tentando levar à risca as minhas vontades,à vontade dos outros.Dizendo que sim,mesmo quando é não e usando o talvez,como eterna desculpa.Se querem saber…sim é verdade tenho esta atitude,porque é a que me dá mais jeito!Atitude escolhida pelas circunstancias de um sopro de auto-ajuda. Mas estou nos limites.A dura verdade,é esta... estou cansada e procuro desesperadamente a saída do túnel estreito,sinto-me enclausurada dentro do meu corpo, que ambicionava mais. Sim,é verdade já houve tempos em que fui ambiciosa, vaidosa desmedida de receios…agora sou uma leoa em pele de cordeiro amordaçada pelos acontecimentos de uma Vida,que por pacifismo não comandei. Acomodei-me ao Sol frio de um estranho dia de Verão, deixei-me  inundar por uma tempestade gélida vinda do deserto, senti-me atingida pela sua areia quente, que se havia transformado em cubos de gelo quentes e picantes, mortíferos de tão inoportunos a uma mulher que se dizia imune à dor… que afinal sempre com ela privou de mansinho.
Hoje o céu nasceu ofuscado pela noites tristes de mim,onde a solidão que abomino me visita insistentemente.Olho a janela para ver o Sol e o céu... e acorda em mim a vontade de continuar,tento acordar afastando a penumbra das ideias mal estruturadas.O meu olhar continua  vago na procura imensa de uma força,que me conduza e explique os motivos que se me colocam insistentemente vazios. Concentro-me em cores que gosto e em melodias que me embalam à muito.Entrego-me novamente rendida aos dois de sempre.Mas,até quando será assim…Assim e não doutra maneira, não haverá lugar a consagrações de esquecimentos e tudo decorrerá artificial.Sinto-me de novo envolvida por meios e remedeios, atitudes, esperanças e percursos onde se ouve a batida de um coração habituado á magia de momentos raros,simples e únicos…Aqueles que só vocês me porpocionam…conto convosco,não consigo dar sentido a mim mesma de maneira diferente…Quero palmas. Quero gritos de incentivo, quero consolidação de competências…Quero ouvir as batidas do meu coração, por vós e por mim…Escutar as batidas de um coração rendido,de uma percussionista,que caminha de mão dada com quem ama orgulhosamente e eternamente enamorada,por este sentimento maternal que me escolheu para viver.Felizmente que fui a escolhida neste podium de estados emocionais.
Lamentando porém,atitudes trocadas em troca de coisa nenhuma,numa existência vivida, numa sociedade que se deixou cair em desgraça, num sistema que gerou discórdia e insatisfação e perdeu até os mais efémeros direitos. Sim, tenho medo de viver num estado sem sonhos, aculturado por um sistema falido que não admite realidades.
Eu sou assim complicada, mas amo a Vida intensamente …e gosto de brincar com as palavras, pois através delas me consigo erguer muito acima da linha do pensamento e da imaginação…Escrever é uma faculdade que uso no alívio de uma dor,que me devora os sentimentos. Dor que não sendo física, é de desalento e muitas vezes me ocupa a inteligência e a criatividade.Preocupação de mim,que preferia delegar em algo,ou alguém. Impossível tornar-me-ia  estéril.
Aparentemente sei e aceito, que o amanhã é uma realidade, logo mesmo quando a dor do pensamento e da tristeza insistem…tento fazer acontecer a Vida novamente…e brinco com as letras e com os rasgos de alegria,neste jogo de complicações, movimentos desarrumados e inutilmente fingidos.
Eu sou uma estrela de uma constelação imperfeita que teima em brilhar. Nas noites em que me solto...Perfeita.

4 comentários:

  1. Espectacular. Gosto. Discernimento e inteligência a potes.Parabéns. Humberto

    ResponderEliminar
  2. Mais um texto muito bonito, profundo e com muita emoção. Você realmente brinca com as palavras, Carlinda. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Os teus textos são todos lindos e onde creio muita gente se revê, mas tens alguns... ( o caso deste) meu Deus, que maravilha estou a lê-lo e consigo imaginar-te a escrever, essa dualidade que tens, que eu também tenho, essa eterna insatisfação acerca de tudo e de nada, que só se acalma quando se pensa como mãe. Calma de pouca dura no entanto, porque falta sempre algo... Minha amiga mais palavras para quê, sabes perfeitamente do que falo.
    beiji grande MJ

    ResponderEliminar