segunda-feira, 19 de março de 2012

Por ti me fiz menina e mais tarde Mulher

Nasci de ti e foi por ti que me fiz menina.Sei que o desejavas com todas as tuas forças. No dia em que me olhaste pela primeira vez, sei que te tornaste o homem mais feliz do Universo. Sei que me elogiaste, que me veneraste até, como se de uma princesa se tratasse. A teus olhos era a mais bonita, a maior a mais inteligente… sonhaste tudo para mim o melhor. Sei,porque me contaram que “lutas” havia entre ti e a mãe para decidirem quem me levava ao colo na rua… tal era o teu orgulho em mim e desejo de me mostrar a quem passava. Encontrei, entre os teus guardados cartas que me escrevias enquanto fui bebé, talvez na esperança de que eu  um dia as encontrasse e me orgulhasse das tuas palavras. Conseguiste…herdei de ti o gosto pela escrita e por tudo aquilo que nos leva a sonhar e a criar coisas novas, que nos dão prazer e fazem de nós pessoas melhores. Sei que procuraste sempre ajudar quem contigo partilhava os dias, que espalhavas alegria e que eras feliz ao ver estampada a felicidade no rosto de quem amavas. Sei,que ser feliz era o teu objectivo e que o foste, enquanto a Vida te permitiu esse feito…também herdei essa vontade de ti.
Lembro-me,de uma época que jamais esquecerei …em que te vi pintar a nossa casa e a da tia toda de azul brilhante. Paredes pintadas irrepreensivelmente, fizeste o mesmo com as portas e as janelas cobriste-as de castanho e branco tal chocolate com chantilly. Por pouco tempo morámos nesta casa, mas enquanto o fizemos, fomos, tenho a certeza mais felizes que qualquer outra família…pois fomo-lo à nossa maneira. Lembro-me,de apitares a buzina do carro ao chegares, no final de mais um dia de trabalho…para que eu fosse a correr ao portão. Lembro-me de tantas coisas pai...Não me esqueci também das vezes, em que me repreendeste, por ser reguila e teimosa e mexer insistentemente nos teus utensílios de trabalho, dos mais diversos hobbies a que te dedicavas nas horas vagas …fazias tanta coisa, e bem…escrevias textos e poemas, fazias fotografia a preto e branco que depois pintavas com técnicas descobertas por ti, trabalhavas  a madeira e o ferro como só tu, adoravas trabalhar a terra, plantar árvores de fruto e dar vida a jardins, fazias criação de pássaros…tinhas imensos de variadas raças…adoravas cozinhar e querias fazer  ainda mais coisas, eu tenho a certeza…mas fizeste tudo o que te foi possível,dedicaste a tua vida a tudo aquilo para que tiveste tempo,e oportunidade.
Um dia,depois de uma noite trágica, que nem vou explicar…acordei e tu não estavas, como era habitual, ouvi a explicação da mãe e percebi apesar da minha tenra idade,( quatro anos)que te tinha perdido.Passaram dias e dias, em que as conversas eram de ti e em volta de mim tudo se disse,e eu assisti sem uma lágrima...a tudo o que disseram de nós.Percebi que o problema eras tu e a tua Vida,mas que todos se preocupavam em dobro comigo, só mais tarde entendi a razão.Hoje mulher e mãe lembro-me de ti com o maior amor do Mundo e acredita, tu eras a razão e eu apenas um motivo… recebi de ti o dom da sobrevivência,apesar de todas as adversidades que se me impuseram ao longo destes intensos anos... que nos separaram para sempre.Tenho tantas saudades de nós... do que fomos e do que teríamos vivido os dois, se a vida não te tivesse levado de mim precocemente.Por tudo o que me deixaste, por tudo o que me ensinaste e pela beleza interior que nos emprestaste a mim e a eles os teus meninos, ouve-me e sente onde estiveres o meu Amor por ti...escuta em altos gritos um misto de alegria e dor, que nos une para a eternidade de "nós".

Pai por ti e para ti
Estas palavras te dedico a meu jeito
Jeito que herdei de ti
Lembranças de um homem justo
Autoridade de um rosto belo e sorridente
Que cedo me deixou sem esperar
Repleto pela juventude na força da Vida e do sonho
Homenagem a ti por mim dedicada a um pai e uma filha
Quero prestar-ta neste dia e sempre
Foste presente de inteligência e de funções inimagináveis e inigualáveis
Foste e és um exemplo incorruptível e incondicional útil
Deixaste-me uma herança eterna o prazer de ser tua filha
A consciência  a capacidade e os meios para poder gritar ao Mundo
“O meu pai foi um homem extraordinário! Um pai dedicado brilhante como pai e como ser humano”
Orgulho e paixão imensas nos ligam ontem agora e amanhã
Sempre aqui em mim nas memorias e no meu Mundo de eterna viajante das frases mirabolantes
A viagem começaste-a tu...
Eu pedaço de ti apenas empresto o meu “Eu” de nós ...para o trilhar deste percurso

9 comentários:

  1. Fiquei sem palavras, tal a intensidade das tuas.
    beijo mj

    ResponderEliminar
  2. Querida Carlinda,
    Um amor assim tão intenso e profundo por seu pai, não morre nunca.
    Com certeza, ele teve conhecimento de tudo o que você escreveu para ele e deve ter ficado muito feliz em saber que você não o esqueceu,e nem deixou de amá-lo.
    Um grande e terno abraço neste coração tão sensível e maravilhoso.
    Beijos, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso.Um beijinho

      Eliminar
  3. Fiquei sem palavras. Um texto tão triste, mas tão gratificante de se lêr.Bjoka

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita e pelo comentário ao meu desabafo em forma de texto.Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que sauades de ti Carlinda...
    Lindo como é habito o cantinho do olho fica molhado, palavras vividas e sentidas que nos toca cà no fundo bjs com muito carinho <3

    ResponderEliminar
  6. Que sauades de ti Carlinda...
    Lindo como é habito o cantinho do olho fica molhado, palavras vividas e sentidas que nos toca cà no fundo bjs com muito carinho <3

    ResponderEliminar