quarta-feira, 16 de maio de 2012

Euforia do Silêncio


O silêncio é imprescindível,profundo,denso, impreterível e necessário.

Desde os primórdios da antiguidade,que os vários barulhos,produzidos pelos seres vivos que habitam a Terra se sobrepõem ao seu próprio silêncio e à sua real necessidade dele.O silêncio opõe-se aos cânticos ,ás músicas e a todos os sons que nos alegram ou nos entristecem a existência.O silêncio faz parte de nós,leva-nos a viajar para além da realidade,de si e de nós mesmos.Há até quem sinta necessidade de o esconder, disfarçando insistentemente,aquele que vive dentro de si,talvez porque este se torne vezes sem conta,difícil de suportar e leve a desistir,quem vive na sua companhia.Com o passar dos anos com o amadurecimento,percebemos que só quem sente o silêncio sabe ouvir,que só quem ouve, sabe estar,que só quem sente é que sabe ouvir e desfruta assim, do silêncio dos espaços vivos,desprovidos e encobertos de sons vividos,mas vitais à nossa subsistência emocional.
Há também,quem não entenda o significado do barulho,a sua função e intenção...pessoalmente penso que o barulho exige que nos calemos e não,que lhe façamos frente,como é usual fazer-se.Eu gosto do meu próprio silêncio,o que  não gosto é do silêncio das coisas...gosto de ouvir em silêncio,o barulho do Mar,o barulho da chuva...mas,tenho medo do silêncio que se escuta,quando sentimos os"sopros"do Vento e os "gritos" das trovoadas.Nos silêncios de que tenho medo, viajo para fora de mim mesma e refugio-me nos barulhos dos outros...escondo-me lá...e com tanta barulheira,ninguém se apercebe que lá estou,também...só que,sem balbuciar uma única palavra ou som... basicamente fujo dos medos e aninho-me nas conversas,nas danças e nos batuques que me ajudam a empurrar os dias,em que o silêncio se torna sepulcral e insofrível. Dias em que o silêncio de que vos falo,se transforma em solidão, misturo-me numa misturada de ideias,sonhos e letras que me libertam do vazio dos barulhos surdos e dos desempenhos mudos, que me elevam de novo ao silêncio puro e fértil,da vontade de ir mais longe.Feita esta viagem de pensamentos,apresentam-se-me sempre novas surpresas...silêncios que me surpreendem e me transmitem escritas,leituras. interpretações,práticas,teorias ensinamentos,que admito no silêncio que me advertiu  para respostas urgentes e significativas... silenciosas e reflectidas,como só o silêncio o permite.O silêncio é muito simples...é símbolo de paz e conduz à meditação.A meditação,considera essencial a pureza dos sons,o acompanhamento introspectivo da espiritualidade de cada um e a audição,do seu próprio Eu. Aceitar o silêncio dos sentimentos, e conviver com ele,ajuda-nos a a optar por uma postura mais consciente,na nossa Vida,ajuda-nos a afastar a angústia,a ansiedade e ensina-nos a não entrar em pânico,numa situação futura onde onde a solidão impere e seja dominada pelos silêncios,do nosso subconsciente.
O silêncio é essencial à nossa rotina diária mas, inúmeras vezes desperdiçado e ignorado.Todos devemos aprender com o silêncio,devemos aprender essencialmente que o barulho do orgulho,da raiva e da mediocridade devem ficar a "gritar" lá fora...para que se percam e se aborreçam,de existir.

Importante é...aproveitar e conseguir valorizar o "nosso" silêncio...

Compreender o seu ciclo...perceber,que ouvir em silêncio é ainda melhor,do que falar...

Descobrir aquilo que lá parece escondido...

Porque o silêncio,esconde  a magia e o conforto que nos possibilita a comunicação

Porque faz sentido, guardar no silêncio,as coisas,que como as marés insistem em voltar...

Porque foi no silêncio...que encontrei as palavras com que escrevi este texto...

Procurei-as em euforia silenciosa,embalada no som da imaginação

Palavras que de tanto aguardarem a minha escolha e procura...

Adormeceram...no silêncio da ternura da minha escrita...

Voltamos em breve...Eu e Elas...em silêncio como habitual

3 comentários:

  1. Também gosto de ouvir em silêncio. Sempre fui mais de ouvir do que de falar.
    Ás vezes o silêncio faz falta, pois é no silêncio que exploramos a imaginação.
    Gosto especialmente dos sons da natureza!!!
    De barulho, adoro música bem alta:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá carlinda,volte sempre que considere oportuno os seus textos são indispensáveis,nunca fique em silêncio!
    Cumprimentos
    Sandra faleiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá desculpa só hoje li este texto e está espectacular. Adoro os teus "silêncios", fazem-me bem à alma. beijo mj

      Eliminar