segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Memórias de mim


Recordo hoje os aromas e sabores de ontem
O cheiro dos campos
O cheiro da comida, do pão a fumegar ao sair do forno
Lembro as brincadeiras com os animais
O borreguinho que se alimentava a biberão e me seguia por todo o lado
Os gatos que dormiam no meu berço de bebé aos quais vestia roupas que me iam deixando de servir
As roupas que a minha avó costurava enquanto eu fazia os trabalhos de casa
Os sonhos de ser uma fada  boa que ajudava crianças e velhinhos
Da insistência da lama em me sujar no inverno...do quanto adorava molhar-me nas gotas de chuva
Das manhãs ventosas numa casa grande e apaixonante sentada junto à lareira
De fingir que estava a dormir no dia de Natal pela manhã
Quando a minha avó religiosamente colocava os presentes na chaminé
Da dor de perder o meu pai aos cinco anos...
Dos passeios pelos campos onde respirava um ar puro e sereno
Onde colhia flores e frutos de todas as cores
De ler e reler livros antigos
De bordar panos e cozer vestidos para as minhas bonecas
Do sonho de ser mãe
Da vontade de estudar para ser professora de meninos pobres
Do gosto pelas composições que fazia na escola e que queria sempre que a minha avó lesse os rascunhos
Do medo de andar de bicicleta
De pensar que minha vida seria sempre uma eterna alegria
E que eu nunca perderia o meu mundo de sonhos e refúgios
De falar com os meus avós sobre o futuro e de que nada nos iria separar e acreditar
Que isso seria verdade!
De achar que todos falavam a verdade porque isso seria o normal
Porque foi isto que meus avós me ensinaram!
De ficar triste quando um amigo,familiar ou animal doméstico morria,ou me deixava por outra razão que não entendia
Sem saber que essa sensação se ira repetir milhares e milhares de vezes na minha vida!
Do sonho de encontrar o amor e um príncipe perfeito
De achar que o meu príncepe encantado seria o meu maior defensor e herói
Da vontade de chorar em público sem vergonha de mostrar as minhas emoções!
Da vontade de expressar as minhas idéias sem medo de criticas
Sem saber que mudaria de ideias várias vezes ao longo da minha Vida!
Mas, o que mais recordo e não consigo  sentir hoje...
Talvez seja a alegria de viver
Sem medo de ser de ser feliz!

2 comentários:

  1. Lindo e revelador de uma grande personalidade.
    Forte e apaixonante.Sara

    ResponderEliminar
  2. Alegria de viver sem medo de ser feliz só a temos quando somos crianças, puras e sem mácula. Apesar de tudo tenho a certeza que continuas a ser uma eterna apaixonada pela vida e pelos teus filhos, portanto a vida, no meio de todos os problemas, acaba por nos compensar de outras formas, dando-nos filhos bem formados e amados, que por sua vez vão perpetuar os nossos ensinamentos. Não tenhas medo minha amiga, o que temos de bom compensa largamente os momentos menos felizes. mj

    ResponderEliminar